BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 23 de abril de 2009

São Jorge: Padroeiro do Rio de Janeiro


São Jorge atrai milhares de fiéis às celebrações em homenagem ao seu dia comemorado nesta quinta-feira, dia 23 de abril. O santo guerreiro é festejado por católicos, que acreditam que São Jorge é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade, e por praticantes do candomblé, que o invocam como protetor, defensor das almas contra o demônio, tentações e suspeitas de feitiço.

Esta cultura no Brasil chegou com os portugueses que decretaram a obrigatoriedade da imagem nas procissões de Corpus Christi. Mas em 1969, o Papa Paulo VI reformou o calendário litúrgico da Igreja Católica e tornou opcional a festividade em homenagem ao dia do santo, alegando que o santo não tinha registros históricos, apenas relatos tradicionais.

O dia do padroeiro do Rio de Janeiro é marcado por um feriado na mesma cidade. Os devotos prepararam alvoradas, missas, carreatas e shows para celebrar o dia do santo guerreiro

Porém, ele continua sendo o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu.