BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Praia de Copacabana


Conhecida como a Princesinha do Mar, Copacabana é uma síntese da cidade do Rio. Impossível falar da praia sem falar do bairro. Com seus milhares de habitantes, Copacabana é um bairro com uma população bastante heterogênea. São ricos, pobres, famosos e desconhecidos que fazem a alma de Copacabana.
A praia possui seis postos de salvamento que são ótimas referências geográficas. Sua faixa de areia é bastante larga (exceto próximo ao Posto 6), o que propicia a prática de diversos esportes. Na areia, o visitante pode encontrar diversos produtos a venda. Bebidas, comidas, protetores solares, bijuterias e cangas (toalhas para deitar na areia) entre outros. O mar costuma ser calmo com ondas pequenas (exceto em dias de ressaca), mas é bom evitar nadar para muito longe. No verão e, principalmente, nos fins de semana o número de freqüentadores aumenta consideravelmente. Vale a pena visitar o Forte de Copacabana no Posto 6, palco de eventos históricos do Brasil e sede do Museu Histórico do Exército.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Pão de Açúcar


O Pão de Açúcar é outro cartão postal mundialmente conhecido. Para se chegar ao topo (396 m), o visitante sobe num teleférico envidraçado, em duas etapas. A primeira vai até o Morro da Urca (220 m) e a segunda até o Morro do Pão de Açúcar. A extensão do percurso de 1.330 metros é feita em 6 minutos. Lá de cima pode-se observar a mais bonita vista da Baía de Guanabara, do Centro da cidade e também de Niterói. Av. Pasteur 520, Urca - tel. 2541-3737 (8h-22h) --- Do alto do Morro da Urca é possível fazer vôos panorâmicos de Helicóptero. O Pão de Açúcar é outro cartão postal mundialmente conhecido. Para se chegar ao topo (396 m), o visitante sobe num teleférico envidraçado, em duas etapas. A primeira vai até o Morro da Urca (220 m) e a segunda até o Morro do Pão de Açúcar. A extensão do percurso de 1.330 metros é feita em 6 minutos. Lá de cima pode-se observar a mais bonita vista da Baía de Guanabara, do Centro da cidade e também de Niterói. Av. Pasteur 520, Urca - tel. 2541-3737 (8h-22h) --- Do alto do Morro da Urca é possível fazer vôos panorâmicos de Helicóptero.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Copacabana


Copacabana é um dos bairros mais famosos da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Localizado na zona sul da cidade, Copacabana tem em torno de 150.000 habitantes e com uma praia em formato de meia lua e é apelidado de Princesinha do Mar devido a sua era áurea nas décadas de 1930, 1940 e 1950. Bairro de boemia, glamour e riqueza, Copacabana deu origem a muitas músicas, livros, pinturas e fotografias, virando referência turística do Brasil.O bairro faz divisa com Lagoa, Ipanema, Botafogo e Leme.
O bairro é repleto de bons restaurantes, bares, cafés, hotéis, cinemas, bancos, igrejas, sinagogas (tradicionalmente abriga a comunidade judaica carioca), lojas, teatros e feiras de arte nos finais de semana. O comércio é bastante diversificado, com lojas elegantes e caras misturadas a outras de perfil mais popular. A partir da década de 1960, a fama crescente atraiu mais moradores do que a área pode comportar de forma confortável e Copacabana sofreu com a especulação imobiliária até se encher de altos prédios de apartamentos. O local se tornou um microcosmo brasileiro, unindo famílias de classes diferentes nesse pedaço de terra espremido entre o mar e a montanha. A população de Copacabana, no entanto, é, em sua maior parte, de classe alta e média-alta.

Copacabana é um dos bairros mais belos, cosmopolitas e pujantes da cidade, atraindo grande contingente dos turistas para seus mais de 80 hotéis, que ficam especialmente cheios durante a época do Reveillón e do Carnaval. No fim de ano, a tradicional queima de fogos que pode ser contemplada por todos na areia é um festival que atrai uma multidão de pessoas, turistas ou não. A orla ainda é lugar de variados eventos, como shows nacionais e internacionais, durante o resto do ano.
Nos fins de semana, a faixa de areia fica igualmente cheia de moradores das mais diversas regiões do Rio que utilizam a boa infra-estrutura de transporte do bairro (são três estações de metrô e várias linhas de ônibus municipais) para se banharem ao sol e nas ondas. O calçadão (com suas famosas ondas pretas e brancas, em padrão mar-largo), ladeado pela ciclovia, é uma ótima opção para corredores e ciclistas.
O prédio mais famoso do bairro é o Copacabana Palace, considerado um dos hotéis mais luxuosos e tradicionais da cidade e do país. Inaugurado em 1923, o prédio principal se destaca pela elegância e imponência, cujo projeto arquitetônico foi desenhado pelo arquiteto francês Joseph Gire, que se inspirou no Hotel Negresco, de Nice, e no Hotel Carlton, de Cannes. Em seus quartos, já se hospedaram muitas celebridades internacionais.
Atualmente, o bairro tem a maior concentração populacional da cidade. Copacabana também abriga a maior quantidade de idosos do município, com 16,7% da população acima de 60 anos. Possui 100 quarteirões, 78 ruas, cinco avenidas, seis travessas e três ladeiras, e ainda 4 favelas ( Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Cabritos e Ladeira dos Tabajaras - todas localizadas em encostas de morros) numa área de 7,84 km².

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Morro do Corcovado com Cristo Redentor




O Morro do Corcovado certamente é a maior atração da cidade. Situado a 710 metros acima do nível do mar, o morro sustenta a estátua do Cristo Redentor, um dos mais conhecidos monumentos do planeta. A estátua, que mede 38 metros e pesa 1.145 toneladas, foi inaugurada em 1931. Para chegar ao terraço principal, o visitante tem que subir 222 degraus íngremes. A subida até o topo do Morro Corcovado, pode ser feita pelo trenzinho que sobe por uma estrada de ferro, uma das mais antigas do país, inaugurada em 1884 por D. Pedro II. A vista é uma das mais lindas da cidade. Subindo de automóvel, o visitante ainda pode conhecer no caminho o Mirante Dona Marta, uma vista tão ou mais bonita que a do Cristo Redentor.

guia rio de janeiro